Você é um estilista em início de carreira só que não sabe por onde começar? Uma boa maneira é participar de concursos para novos estilistas. Em São Paulo existe a Casa de Criadores e aqui no Rio tem o Prêmio Rio Moda Hype. Desde 2004, o Prêmio tem apresentado novos e criativas mentes da moda brasileira. Por exemplo, a estilistas Fernanda Yamamoto e a marca R. Groove foram nomes lançados pelo RMH. As inscrições estão abertas para a 17ª edição do Prêmio Rio Moda Hype, até 20 de agosto, para saber e participar da seleção visite o site www.premioriomodahype.com.br. Além disso, é uma boa maneira de lançar novos nomes da Moda no Rio de Janeiro.
São jovens e, à vezes, não tão jovens estilistas buscando seu espaço no mercado da moda brasileira.
Na última edição apenas estilistas homens concorreram na final do Prêmio, queria ter visto mais mulheres mostrando suas coleções. Mesmo assim as coleções estavam incríveis com um detalhe de acabamento, explorando formas e cores como profissionais com muitos anos na bagagem. Akihito Hira trouxe para a passarela um homem alinhado com alfaiataria feita em tecidos mais urbanos como tactel e combinando bermudas com blazers. Não sei se era pelo fato de Akihito ser de Brasília, minha cidade natal, mas achei o trabalho dele muito bom. André Lucian pensou um uma mulher fluida, com macacões e saias amplas e em tecidos leves, tudo com muito luxo. Antônio Bizarro criou uma Índia Pop para homens e mulheres, enquanto San Marcuccy pensou em uma mulher muito sexy. Os desfiles do Prêmio finalizaram com o colorido tropical moderno de Martins Paulo. Já estou super curiosa para a próxima edição e quero ver alguma estilista desfilando sua coleção.
Os desfiles dos finalistas ocorrem, normalmente, na mesma semana do Fashion Rio e essa última edição eu fui conferir de perto os estilistas que desfilaram por lá.