Ah, gente querida, tudo bem? Pois eu ando com uma baixa frequência aqui no blog e não é por mal. Minha outra vida fora desse espaço, como editora do Purebreak, está demandando muita atenção, mas vim aqui pra deixar umas dicas pra quem é blogueiro. Vamos lá, abra o notepad e faça seu blog aumentar as visitas:
PS: aqui são dicas de conteúdo no dia a dia, mas é sempre bom que alguém (ou até você mesmo) faça uma análise de SEO e se atente para temas como palavras-chave, meta tag, etc.
1 – Título otimizado
Quem trabalha com internet sabe que o grande amigo dos blogueiros é o Google (mas pode ser o pior pesadelo também). O buscador indexa (quase) tudo, porém dá preferência a conteúdos otimizados. Como assim, Livia? Então, o Sr. Google tem umas regrinhas que a gente precisa seguir para que nosso post apareça em destaque. Um título bem feito pro Google consiste em colocar as palavras chaves bem no início, por exemplo:
Kim Kardashian “quebra as regras” da gravidez (45 caracteres)
Inverno quente? 12 looks pra aproveitar o sol durante a estação (63 caracteres)
Após SuperStar, Sabrina Sanm fala sobre futuro da banda Kita e da carreira (74 caracteres)
Final de Revenge: atores falam sobre seus personagens (53 caracteres)
Taylor Swift x Apple (e serviços streaming): uma guerra de gigantes (67 caracteres)
Muitas vezes o título fica “feio” e a gente não pode fazer piadinhas, mas no final das contas, você vai perceber uma mudança quando os títulos ficarem mais otimizados. Além disso, não faça frases muito grandes, que perdem a força, nem coloquem muita informação junta pra não confundir o leitor. Alguns autores indicam títulos de no máximo 50 caracteres.
2 – Primeiro parágrafo com informações principais
Quem é jornalista já sabe que o lead (ou lide) é primeira parte de uma notícia que fornece ao leitor a informação básica sobre o tema e responde às seguintes perguntas: “O quê” e/ou “Quem?”, “Quando?”, “Onde?”, “Como?” e “Por quê?”. O Sr. Google não gosta de surpresas e nem que você escreva um texto todo enigmático pra só dizer sobre o quê é lá no segundo parágrafo. Além disso, as palavras-chave devem aparecer na primeira parte do texto – coloque um negrito nelas pra destacar.
3 – Conteúdo recorrente
Se você fala sempre de um assunto, o Sr. Google vai entender que esse tópico é importante no seu blog. Isso vai aumentar sua relevância sobre determinados temas, por exemplo Kim Kardashians e seriados ocupam um lugar importante aqui no blog. Não adianta nada falar apenas uma vez sobre determinado tema e depois nunca mais. Estabeleça uma linha editorial e siga (mais ou menos), isso ajuda os leitores e os serviços de busca.
4 – Nomear as imagens
Essa é um regrinha bem antiga do Sr. Google. O buscador indexa imagens separadamente dos textos (alô Google Imagens). Se você renomeia as imagens antes de subir no site, isso é levado em consideração, bem como as legendas e o contexto em que aquela foto foi inserida.
5 – URL amigável
Você sabia, que em muitos dos casos, pode-se criar um título X e um URL Y? Como assim? Eu explico! Você foi e criou um título bacana para otimizar e ainda dar um charme editorial, mas na hora de ver a URL, ela não ficou o que você queria. Dessa maneira, você pode colocar só palavras-chave. Além disso, existem umas formas automáticas que criam URL nada amigáveis.
Exemplo:
amanhaeuteconto.com.br/arquivo/x33874
Melhor seria ter o título da matéria ou tema na URL:
https://amanhaeuteconto.com.br/6-dicas-de-rachel-zoe-para-uma-vida-profissional-de-sucesso/