Fico triste em saber que várias revistas impressas brasileiras vão deixar de existir. Adoro revista impressa, mesmo em épocas de iPad e afins. Gosto de ir à banca e comprar várias delas, ler e reler, marcar as páginas, recortar e guardar as imagens. Mas em tempos de internet, interação e tudo rápido, a realidade dos impressos é outra, eles não são mais soberanos sobre outras mídias e a tal da rede mundial faz concorrência pesada.
Aqui no Brasil, parece que a situação é ainda pior. O grande grupo de comunicação Abril passa por uma crise séria e anuncia o fechamento de diversas publicações, senão todas e a fechada das portas definitivamente. Dentre os títulos que já foram sinalizados como finados estão: Bravo, Lola, Gloss, Alpha… e por aí vai.
Até o canal MTV que era do Grupo Abril foi comprado de volta pela Viacom, empresa detentora da marca MTV lá fora.
Acredito também que aqui no Brasil, a mídia tradicional ainda não se redescobriu, não soube acompanhar as mudanças, não soube entender o novo público. A crise é geral dentro da empresa, sendo que diversos jornalistas e profissionais já foram demitidos.
Acho que o problema chegou a um ponto que não há volta, a não ser vender alguns títulos para outras editoras e fechar as portas de vez.
🙁
UPDATE:
saiu o comunicado oficial: “Serão descontinuados os seguintes títulos em todas as suas plataformas: Alfa, Bravo!, Gloss e Lola”.