Ando bem obcecada pela década de 1990, mas não sou só eu. A galera da moda tem feito bastante coleções referências a essa época. Não foi há muito tempo, mas a volta seria inevitável, assim como ocorreu com os anos 80 e 70, e outras décadas que sempre voltam.
No início, lá pelos idos de 1990, 1991 e 1992, a influência dos exageros do anos 1980 ainda era presente. O seriado Barrados no Baile (Beverly Hills, 90210) dá uma ideia de como a galerinha rica dos Estados Unidos usava e a gente aqui no Brasil copiava.
Cintura alta e barriga de fora estão com tudo, novamente.
Foi durante a década de 1990, que a música vinda da cidade Seattle estourou no resto do mundo. Só se falava em Nirvana, Alice in Chains, Soundgarden, Pearl Jam. O estilo grunge, tanto no som quanto nas roupas contagiou os jovens dessa época.
Xadrez é o principal ingrediente para o estilo Grunge, além disso as roupas largas, desbotadas, rasgadas. Tudo meio podrinho, com cara de sujinho.
Mas não eram apenas as roupas podrinhas que faziam sucesso nessa época. Uma meninas gostavam de suas roupas bem engomadinhas e combinando. As meninas mais patricinhas usavam conjuntinhos, às vezes xadrez também, meias na altura do joelho e sapatos boneca, camisas de golas por baixo de pulôver. O estilo das meninas no filme “As Patricinhas de Beverly Hills” (Clueless, no original) influenciavam a moda.
Outro filme que também influenciou as meninas a se vestirem foi “Jovens Bruxas”. As roupas pretas, crucifixos, coturno e maquiagem pesada. O gótico veio dos anos 80 e continuou, mas ameno, com pitadas de bruxaria nos anos 90.
Além disso, meias na altura do joelho, só que dessa vez pretas combinando com botas.
Eu juro que procurei referências da moda no Brasil, mas não é algo fácil de se encontrar. Não temos bons arquivos de imagens, nem mesmo de novelas.