A Google mais uma vez pode acabar com um dos seus produtos. Nesse caso, nem é muito o fim do Google+, mas sim uma reestruturação, já que não conseguiram bater de frente com o sucesso do Facebook. De acordo com fontes pra o site Wired, a empresa planeja desmembrar sua rede social em três produtos: fotos, Streams e Hangouts.
Esse boatos aconteceram depois que o VP sênior da companhia deu a seguinte declaração, à Forbes: “Eu acho que cada vez mais você vai ver nos concentrar em comunicações (hangouts), em fotos e o stream do Google+ como três áreas importantes , em vez de ser pensado como uma área”, explica o executivo.
Quem acompanha os lançamentos da empresa, já viu a morte de alguns de seus serviços mais famosos. Buzz teve uma vida de apenas um ano (2010 e 2011) e oferecia ao usuário ferramentas de redes sociais dentro da interface do Gmail. Depois acabaram com o Google Reader, que era um feed pra agrupar o sites, mas foi descontinuado em 2013. Mais recentemente, a empresa encerrou as atividades do Orkut, rede social de grande sucesso no início dos anos 2000, mas que perdeu espaço pro Facebook.
Com esse fracasso na área de redes sociais, a empresa busca novas formas de se reinventar. Daí, aqui no blog, a gente decidiu ajudar o Google e dar umas ideias pra desenvolver esses novos projetos!
Para o serviço de fotos, o Google não precisa fazer muita coisa, apenas comprar o Tumblr ou Pinterest. Porque, convenhamos, esses dois sites já oferecem o quê a gente precisa. Sobre a questão de streaming, a gente sugere que eles comprem o Twitter, porque né, não vamos bater de frente com time que já está ganhando. Por fim, sobra o Hangout, que é uma ferramenta incrível e vai ficar ainda melhor se for desvinculado do Google+.