O blog vai iniciar esse mês uma nova seção entrevistando pessoas do nosso mundo da internet (que eu considero) que fazem a diferença e contribuem para criar um conteúdo bacana, inteligente, divertido e relevante na web. São pessoas que falam sobre moda, comportamento, cultura, estilo. Já tenho uma lista enorme de pessoas que quero entrevistar. Essa foi minha primeira entrevista “bloguistica” (já tinha feitos entrevistas acadêmicas, mas nenhuma de caráter jornalistico). Espero aprender muito e conhecer novas pessoas com essa experiência.
Em tempos de blogueiras celebridades, muitas delas entraram em um looping de compras, mostrar suas últimas aquisições e, assim, o conteúdo do seus blogs ficam um pouco de lado. Indo na contramão dessa onda, temos a experiente blogueira/escritora/jornalista/administradora Ale Garattoni, que quando seu blog estava no auge do sucesso, ela fechou “as portas” e lançou na versão impressa o It Girls. No fim do ano passado, o blog voltou e com ele uma série de posts interessantes sobre moda, mas também sobre comportamento, mercado de trabalho, dicas de beleza e outras cositas que nós mulheres gostamos e queremos ler. Além do sucesso em suas empreitadas, Ale é sempre simpática, elegante e educada na rede. Mulher inteligente e trabalhadora, agora ela é colunista e blogueira para a revista Glamour Brasil, mais uma experiência para incluir no CV dessa superprofissional.
Como eu admiro e adoro o trabalho da Ale, fiz uma entrevista com ela, perguntando coisas que gostaria de ouvir dela.
Conte um pouquinho da sua trajetória profissional e por que uma pessoa formada em Administração resolveu seguir no campo da moda?
Sempre gostei de moda e, mais do que isso, sempre fui uma apaixonada por revistas, desde muito novinha. Pretendia cursar jornalismo, mas, sei lá por que, acabei trocando de opção aos 45 do segundo tempo! Mas, mesmo quando trabalhei na minha área (cuidando da área financeira da estilista Isabela Capeto), estava ligada à moda. Acho que foi algo natural, por uma paixão pessoal!
Quando foi que você percebeu que sabia escrever e poderia compartilhar com as pessoas suas ideias?
Não sei precisar um momento, mas escrever sempre foi algo muito natural pra mim. Ler e escrever são atividades que me dão prazer, desde sempre!
Você se vê mais como blogueira, escritora, jornalista ou todas anteriores?
Todas as anteriores e também administradora, afinal depois de passar cinco anos na faculdade não posso ignorar o esforço!!! Minha formação não foi em vão. O curso de administração acabou me servindo como um diferencial na minha área, acho que foi muito válido – no meu caso, provavelmente mais válido até do que se eu tivesse cursado jornalismo.
O que fez você fechar o “It Girls” e voltar com ele?
Vontade! É só o que guia TODAS as minhas decisões, pessoais ou profissionais: vontade própria!
O que você considera que o “It Girls” tem diferente de outros blogs?
Acho que cada blog é diferente do outro porque reflete a personalidade de quem o escreve – e não existe uma pessoa igual a outra. No mais, o que diferencia um blog do outro é o tema. Há quem escreva sobre estilo pessoal, há quem escreva sobre moda (sem falar em temas 100% diferentes dos que estão na minha área, como tecnologia, por exemplo), eu defino o It como um blog de comportamento.
Qual comportamento você acha ruim para uma blogueira?
Ir contra seus próprios valores ou princípios e deixar de ser fiel a sua vontade.
Qual o sentimento que você teve ao lançar seu livro? Pensa em lançar outro?
Era um sonho muito antigo, mas o processo entre o contato da editora e o livro pronto foi tão rápido (3 meses) e tão corrido (virei algumas noites) que minha ficha só caiu no dia do pré-lançamento, quando acordei com o livro na sala da minha casa – a editora tinha deixado uma cópia de madrugada, na hora que ele chegou da gráfica. Foi indescritível! Não tenho filhos ainda, mas acredito que seja algo semelhante, pois vejo meu livro como um filho. Penso em lançar mais livros, sim, mas ainda não há nada concreto.
Como é seu dia a dia de trabalho? Você tem rotina de horários e tarefas?
Nenhuma rotina nem um dia a dia fixo. Faço minhas listinhas de pendências e tento manter tudo em ordem, mas cada dia é de um jeito.
Quem são as pessoas que tem inspiram?
Me inspiro por pessoas fortes, conhecidas ou anônimas, que vão atrás do que querem, que são coerentes com suas vontades, que dão a cara a tapa. Tenho uma lista infinita, que vai desde escolhas óbvias e muito comuns, como Steve Jobs e Costanza Pascolato, até escolhas muito pessoais, como a minha mãe.
Uma frase de inspiração (sei que você gosta de frases e sempre acompanho no Facebook/Blog): Sou a mulher das frases, adoro! Impossível escolher uma só!! Amanhã eu te conto!!! ; ))