No dia 24 de março, estreou nos cinemas brasileiros Batman Vs Superman – A Origem da Justiça. O filme trata do confronto entre os personagens Batman/Bruce Wayne (Ben Affleck) e Superman/Clark Kent (Henry Cavill). Mas apesar da história ser toda focada nos personagens saído dos quadrinhos da DC, o quê mais me chamou a atenção foi o figurino. Isso mesmo, os figurinos!
Michael Wilkinson é pessoa responsável por criar os figurinos no filme de heróis, mas parece que o profissional se especializou nesse segmento, já que ele esteve em produções como O Homem de Aço, Jonah Hex – Caçador de Recompensas, Watchmen: O Filme , Sucker Punch: Mundo Surreal, Tron: O Legado , O Exterminador do Futuro – A Salvação. Cinema de heróis e de ação fazem parte do universo de roupas criados por ele.
Nessa nossa trama ambientada no universo da DC, Batman está mais velho e amargurado. Sou roupas como não poderiam deixar de ser, são escuras com tecidos pesados com ternos de lã e sobretudos. Os cortes do figurino desse personagem lembram muito o desenho animado The new batman adventures (1997 – 1999).
Já a armadura do Cavaleiro das Trevas nos lembra muito o personagem das da série Batman: The Dark Knight Return.
Já Superman (Henry Cavill) aparece naquela dualidade bem conhecida: o repórter nerd x o super-herói indestrutível. A roupa do personagem ganhou mais saturação e o azul e vermelho ficaram bem vivos. Por outro lado, as roupas de Clark Kent são escuras e nada atraentes.
Diana Prince (Gal Gadot) também aparece no longa, antes se vir caracterizada como Mulher Maravilha. A guerreira-amazona em sua identidade secreta é uma pessoa bem elegante e refinada, mas dá pra perceber que os acessórios dourados (colares, brincos e braceletes) se fazem presentes até no figurino do dia a dia.
Já como Wonder Woman, o figurino é bem mais ligado com o lado guerreira da personagem, em tons mais neutros (nada do vermelho, azul e amarelo que vimos na séries dos anos 1970).
Por fim, mas não menos importante, está o personagem Lex Luthor. Nesse filme, ele é interpretado por Jesse Eisenberg e está mais para um bilionário excêntrico do Vale do Sílicio (como Mark Zuckerberg – também interpretado por Eisenberg em A Rede Social), do que vilão de saga de super-heróis. Roupas divertidinhas, tênis e combinações inusitadas (jaleco de cientista feito de plástico) estão presentes no look do personagem.