Quem acompanha o blog percebeu que sempre apresentamos mulheres inspiradoras por aqui. Já falamos sobre casamentos reais com toque de Pinterest, feitos pela Prill Santana. Também acompanhamos a trajetória de Ingrid, ex-publicitária que virou dona de marca de roupa de dança. Outra pessoa que nos inspirou foi Diana Gondim e suas aquarelas maravilhosas. Chegou a vez de vermos como foi a trajetória profissional de Carol Garcia.
Antes de seguir como consultora de moda, no Bureau de Estilo, Carol era estilista de grandes marcas de varejo como Marisa, Riachuelo e Pernambucanas. O ponto mais interessante que ela ressalta é que “sempre entendi a moda como linguagem, como uma forma de comunicação não-verbal e, em determinado momento da minha carreira, senti que estava faltando explorar isso”. Dito isso fica mais fácil imaginar como as coisas evoluíram para ela. Quem conhece a Carol sabe que o gosto dela pelo “universo da moda ‘vida real’ e trabalhar em empresas desse porte foi um aprendizado e tanto, porque hoje eu entendo do processo como um todo”.
O Bureau de Estilo surgiu de uma necessidade que apareceu durante o mestrado. “Eu costumo brincar que o mestrado foi uma terapia às avessas. Ali, eu descobri minhas reais motivações por trás de tudo que eu fazia, entendi quais eram meus valores e rompi com algumas crenças de que eu não seria capaz de tocar meu próprio negócio”, conta Carol. E assim como diversas mulheres empreendedoras, ela queria seguir a carreira de consultora, mas ” morria de medo de deixar meu emprego com carteira assinada”. Porém a vocação falou mais alto, com a consultoria, Carol pode “ensinar a linguagem da moda e juntar essas duas grandes paixões: a de compartilhar aquilo que eu aprendo e de trabalhar com moda enquanto linguagem”.
E para quem quer umas dicas de estilo próprio, Carol resume: “Eu entendo estilo como uma tradução do conjunto da nossa personalidade, valores, crenças, estilo de vida e história. Sendo assim, autoconhecimento é fundamental – aliás, autoconhecimento é resposta pra quase todas as questões da vida, né?! Não basta coletar imagem linda de Pinterest. A gente tem que primeiro se conhecer”.
A Carol Garcia é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC – SP, onde desenvolveu uma pesquisa sobre a moda e o consumo popular e pesquisadora no Centro de Pesquisas Sociossemióticas, onde desenvolve pesquisas sobre moda e consumo. Além disso, ela trabalha com moda há mais de 10 e é consultora no Bureau de Estilo. Para saber mais, visite o site da Carol Garcia, Bureau de Estilo, e siga o Instagram do Bureau de Estilo.