Como diminuir a oleosidade dos cabelos e do rosto

| 0

#BELEZA

Esse é um tipo de post baseado em minhas experiências, não tem base científica, mas contém dicas boas.

Eu mudei para o Rio de 2009 e isso alterou a forma como meu cabelo e pele reagiam ao clima. Morei por muitos anos em Brasília, uma cidade onde a umidade é bem baixa e fica dias e mais dias sem sinal de chuva. Aqui em terras cariocas, tudo é bem diferente, quente, úmido e com brisa marinha, por isso a oleosidade tanto dos meus fios quanto do rosto ficaram muito mais aparente. Tive, que ao longo do tempo, aprender a lidar, buscar produtos e descobrir como não ficar com a aparência “melecada”.

Primeiro o cabelo:
garnier-fructis-frescor-vitaminado
Nunca tinha sido fã dos Frutics, achava o cheiro de fruta forte e a fórmula pesada. Mas depois de ganhar uma amostra de um dos shampoos, eu gostei e decidi apostar na marca e comprei uma versão para cabelos oleosos e mistos. O Garnier Fructis Frescor Vitaminado tem cheiro leve, realmente refresca o couro cabelo e segura a oleosidade dos fios. Uso três vezes por semana e alterno com shampoos para cabelos loiros da linha Sheer Blonde da John Frieda. Mesmo cabelos oleosos é preciso passar condicionador, eu uso os da John Frieda apenas nas pontas para desembaraça e dar maciez. Não deixo de usar óleos também, apenas nas pontas pra dar uma tratada.
cabelos-oleosos-oleos

Para os dias em que não quero lavar os fios, ou ainda no fim do dia, um shampoo seco – eu uso o Batiste – segura um pouco a onda.
shampoo-seco-cabelo-oleoso

No rosto:
A coisa complica bastante quando – quem tem pele oleosa – resolve usar hidratante, protetor solar e maquiagem. Parece que essa combinação vai criar uma camada no rosto e gerar muito mais oleosidade que o normal. Pra isso, é preciso escolher produtos que limpe e mantenham a cútis bem sequinha.

limpeza-pele-oleosa
Para limpar o rosto, eu aposto em três produtos (não todos de uma vez, vou alternando), Primeiro o sabonete: Oil-Free Acne Wash da Neutrogena (1). Uso no banho como sabonete de rosto comum. Uma vez por semana, invisto no Garnier Pure 3 in 1 Wash-Scrub-Mask (2) – esse eu comprei na Noruega, não sei se vende por aqui -, para ter algo mais profundo. De vez em quando, de noite eu uso o Effaclar, da La Roche Posay, que tira qualquer resquício de oleosidade – mas sem tirar demais.

Não é só a limpeza que precisa de produtos específicos, na hora de hidratar e proteger também.
hidratacao-pele-oleosa
Eu tenho um hidratante Nivea Mattifying Day Care (1), que comprei em uma das minhas viagens, e uso o protetor solar Minesol Oil da RoC FPS 30 (2).

Depois da limpeza e cuidados, vem a hora da maquiagem. Esse é o ponto que eu acho mais complicado para pele oleosa. Não é qualquer produto que fica bom.
maquiagem-pele-oleosa
Primeiro de tudo, no meu caso, BB Cream e Primer são lei. O BBCream da L’Oréal (1) e o primer POREfessional da Benefit (2) seguram a onda durante o dia. Para finalizar, eu uso Base Liquida Pure Make‎ da Maybelline (3) e o Studio Fix da MAC (4) – tudo isso à venda no Brasil, em drogarias e lojas de cosméticos.