Quem mora nas grandes metrópoles brasileiras sabe quanto está difícil pagar o aluguel. Muitos conjugados são anunciados como apartamentos normais, e não têm mais que 40m2. Se o dinheiro suado não consegue pagar um quarto e sala, a alternativa pode ser morar em um local micro, mas bem bolado.
Vi na Casa Vogue, um espaço, em Madri, de 20 m² e pé-direito de 5 m que foi transformado pelo escritório MYCC em uma ambiente funcional.
Lindo, né? Daí pensei em selecionar alguns lugares micros pra servir de inspiração pra que mora em pequenos espaços:
Aqui algumas ideias de design de interiores para pequenos apartamentos:
Que tal guardar a cama dentro de um armário?
Esse tem até uma varandinha. É chamado de apartamento Lego pois várias peças se encaixam:
Apartamento com paredes que se movem para criar ambiente maiores ou mais reservados:
Uma demonstração de um micro-apê:
A menor casa espaçosa, de 55,24 m2, em Suginami, a oeste de Tóquio:
Quer dicas mais pontuais? O site HK, que traz o lifestyle de Hong Kong, apresenta uma reportagem com dicas de como decorar micro ambientes. Isso porque essa região é conhecida por ter apartamentos bem minúsculos.
– Para cozinha pequena com zero espaço pra guardar os utensílios, YC Chen (diretor criativo da Hoo Interior Design & Styling) sugere que “faça uma cozinha aberta, tente combinar a área de jantar com a cozinha. Você pode usar a área de jantar para preparação. O designer de interiores Andrew Bell sugere: “gavetas são úteis, para colocar em baixo do armário. Acima da bancada, instalar alguns armários profundos na parede, de 30 centímetros, e instalar um microondas ou forno no alto. Use o resto [do espaço] para armazenamento”, explica.
– Em quartos pequenos, nos quais só cabe uma cama, o designer de interiores Andrew Bell diz que nesse caso é “comprar ou construir uma cama com armazenamento embaixo dela”.