Thomaz Azulay contou para o blog um pouco sobre a inspiração para seu desfile no Palácio São Clemente, no Rio de Janeiro, durante a temporada verão 2013/2014. O diretor criativo da Blue Man fez um mix de inspiraçōes, ele explica que “as estampas são basicamente todas unissex. O ponto forte da coleção são as estampas, que são bem trabalhadas, vem maximalistas, vem decoradas, onde a gente misturou todo o universo barroco com universo tropical. Os painéis de azulejos portugueses com cenas do Rio de Janeiro antigo. Ornamentos barrocos, com pássaros, com aves. Tem um pouco da mistura da arquitetura”.
As referências deram colorido às peças desfiladas no salão do palácio, que serve de residência do consul de Portugal.
Outra jovem criadora, e que fez sua estreia no Fashion Rio, foi Roberta Ribeiro da Maria Filó. Ela contou sobre em que se inspirou para a coleção de debut na semana de moda, além de falar um pouco sobre as técnicas e tecidos usados. A diretora criativa explicou que “a coleção foi inspirada no sudeste asiático, numa mulher que fez uma viagem ao sudeste asiático e voltou com as melhores referências de lá. A gente transformou isso em uma coleção bem sofisticada com bastante dourado. Trazendo o que lá tinha de melhor para cá, que foram os teares manuais, que lá tem.
“A gente fez muito tecido dublado, nada de fluido, a gente trouxe fluidez mais para a parte de cima, mas são tecidos dublados, sempre com uma cara mais”, a explicou a estilista.