A primeira coisa que eu comprei com o dinheiro do meu trabalho foi um Barbie. Uma Barbie festa, com roupa cheia de babados e cor de rosa. Eu sempre amei a boneca, sempre achei ela independente e revolucionária. E agora, mais do que nunca, a personagem que fez parte da infância de muitas meninas, e também meninos, ganha uma evolução batizada de #TheDollEvolves.
Sim, o tão criticado corpo da Barbie, que sempre foi apontado como irreal, ganhou novos contornos, e novas cores. Para anunciar a novidade, a boneca estampa a capa da revista da TIME com a frase: “Agora podemos parar de falar do meu corpo?”.
A boneca criada pela Mattel há 57 anos sempre apostou em outras etnias, mas isso nunca foi o carro chefe da marca. Porém, agora, a Barbie, além de ganhar versão plus size (são quatro versões de corpos), ela também tem sete tons de pele, com 22 cores de olhos, 30 cores de cabelo e 24 penteados. Ou seja, viva a diversidade!
A empresa dona da boneca tinha relutância de mudar seu mote principal que é a possibilidade de ter um padrão nas roupinhas. Quem aí não ia nas feirinhas da vida comprava várias roupas de Barbie genéricas, que eram mais lindas que as originais? Mas a Mattel descobriu que as crianças davam muito importância aos cabelos e tons de pele que a diferença nas silhuetas e isso fez com que fosse criado essa variedade de Barbies.
Isso tudo serve pra mostrar que empresas grandes, ligadas nas novas tendências de mercado e no novos comportamentos do seus consumidores mudam pra se adaptar. Foi-se o tempo que o cliente que tinha que ir em direção a marca, hoje, com a grande concorrência pela atenção e dinheiro do comprador, quem não se diversifica acaba passado pra trás (mesmo que isso aconteça lentamente). Se durante alguns anos questionou-se o corpo da Barbie, por não representar a realidade, ou ainda, pelo fato de ela não ser ponto de identificação de várias meninas que não loiras e magras, agora, a boneca mostra que quer ficar no mercado por muitos anos ainda.
A revista TIME fez uma reportagem especial sobre a mudança da Barbie:
Barbie’s Designers Explain What Convinced Them to Finally Chan…
Inside the most dramatic change in Barbie’s 57-year history.
Posted by TIME on Thursday, January 28, 2016