Preparados para mais uma passarela de belos e trabalhados figurinos de época que marcaram presença na lista dos indicados ao Oscar 2013? Filmes como “Anna Karenina”, “Os Miseráveis”, “Lincoln”, “Espelho Espelho Meu” e “Branca de Neve e o Caçador”, estão sendo apontados, de acordo com a Academia, com a melhor construção de pesquisa e criação do figurino.
Vestidos opulentos, ricos em detalhes e luxo excessivo fazem parte das peças de roupas do conto de fadas “Espelho, Espelho Meu”. A trama traz uma nova versão para a conhecida história de Branca de Neve. Nessa produção, a jovem é vivida por Lily Collins e sua madrasta é interpretada por Julia Roberts. A figurinista Eiko Ishioka foi a responsável pelas peças criadas, juntamente com o diretor do filme Tarsem Singh. A ornamentação dos vestidos da Rainha Má foi feita com aplicação de cristais Swarovski Elements, enquanto a tiara usada pela Branca de Neve foi assinada pela joalheria Van Cleef & Arpels.
Por não caracterizar uma época específica da história, o figurino se inspira em diversos elementos de tempos históricos diferentes: muitos dos figurinos são inspirados nas roupas elisabetanas, como bordados, pedras preciosas e pérolas. Eiko Ishioka já ganhou um Oscar pelo figurino de Drácula (Bram Stoker).
A figurinista Jacqueline Durran, já foi indicada ao Oscar pelos filmes “Desejo e Reparação” e “Orgulho e Preconceito”, e foi responsável pelas vestimentas de “Anna Karenina”, ambas concorrendo ao Oscar de 2013. Os looks de época retratam a Rússia do século XIX e trazem muitos acessórios de cabeça e joias grandes e imponentes. A personagem principal, Anna Karenina, vivida por Keira Knightley, reflete a aristocracia russa durante o período Czarista no país. Para a joalheria do longa-metragem foi escolhida a linha Haute Joaillerie da maison Chanel, com intuito de refletir a riqueza exibida pelos personagens.
Já no filme “Os Miseráveis”, com Anne Hathaway e Hugh Jackman, saem de cena o luxo e as roupas opulentas, dando lugar à miséria e à sujeira, tudo caracterizado pelo figurino criado por Paco Delgado. Várias técnicas para envelhecimento dos tecidos, como o uso de água sanitária, foram utilizadas para dar uma aspecto gasto e envelhacido às roupas. As vestimentas trazem características do início do século XIX, na França, no qual os homens se vestiam de fraque e gravatas altas em cores escuras. Para essa produção, foi necessário criar também o figurino dos oficiais franceses. Os trajes femininos eram compostos por vestidos retos até o chão, com mangas compridas, porém decotadas.
Para o filme “Lincoln”, que traz a história do presidente americano, a figurinista Joanna Johnston teve que recriar esse período da história dos Estados Unidos. Em meio a Guerra Civil, o terno escuro com cartola estava presente no figurino de Abraham Lincoln, interpretado por Daniel Day-Lewis. Para as mulheres, os vestidos acinturados, com mangas bufantes em tecidos nobres, foram a característica do figurino.
Colleen Atwood é uma premiada figurinista americana, responsável por filmes como “Alice no País das Maravilhas”, “Memórias de Uma Gueixa” e “Chicago”, pelos quais ganhou o Oscar. Essa é a décima indicação dela, agora com a produção “Branca de Neve e o Caçador”. A personagem principal é vivida por Kristen Stewart, e Charlize Theron interpreta a vilã Rainha Ravenna. Elementos exóticos como carcaças de besouro, foram utilizados com intuito de criar a impressão de decadência física para a vilã da história.
]Novamente, por se tratar de um conto de fadas, o figurino pode ser muito mais livre, sem se preocupar com épocas reais da história da humanidade. Dessa maneira, a jovem Branca de Neve, usa vestimentas mais masculinas, pois ela é mais rebelde do que na fábula original. Já os vestidos de Rainha Ravenna se destacam pela suntuosidade, porém em determinada parte do filme surge a decadência da personagem, o que também se reflete nas roupas.
Matéria escrita por Livia Jácome e originalmente publicada no site Puretrend.