Já tinha sido anunciado que Revenge chegaria ao fim em sua quarta temporada. O seriado não foi renovado para mais um ano e, por isso, toda história de Emily Thorne/Amanda Clarke teve que ser resolvida em alguns poucos capítulos. O programa que já vinha com episódios fracos e trama non sense conseguiu finalizar com chave de ouro. Emily teve seu (quase) final feliz e a vingança foi feita.
(spoiler pra quer não viu o series finale)
Eu já não estava mais acompanhando o show desde a morte de Daniel, mas pulei para o último episódio, pois queria ver o fim da história. Com título “Duas Covas”, o 23º capítulo de Revenge traz Emily após ser presa pela morte de Victoria. Apesar de sabermos que a a matriarca dos Grayson não morreu, a loira confessa o crime. Com ajuda de Nolan e Jack, a protagonista foge da prisão em busca de sua inimiga e, claro, de vingança. Mas antes, ela teve tempo de fazer as unhas (porque a personagem estava com as unhas pintadas) e fazer sexo gostoso com Jack.
Claro, que Emily/Amanda descobriu onde Victoria estava escondida e foi atrás dela com uma arma. Confira como foi o encontro das duas abaixo:
É óbvio que Emily/Amanda não mata Victoria, quem faz isso é David, mas, não sem antes, a Sra Grayson atirar na protagonista. E aí fica a dúvida, as duas covas eram para elas?
O show corta para o futuro em que Emily/Amanda está na varanda da casa de praia, junto com David, os dois conversam sobre os acontecimentos e sobre o fato de o pai da loira ter recebido clemência por seu crime, por conta de um câncer terminal. Assim, David morre pacificamente.
Em seguida os acontecimentos pulam o dia do casamento da loira com Jack. Ao se olhar no espelho, podemos ver em Emily uma cicatriz no lugar do coração. A cerimônia é simples e os personagens que já morreram são relembrados.
O casal saí em lua de mel no barco, mas Emily acorda de um pesadelo, em que teria recebido o coração de Victoria para sobreviver após levar o tiro. Não sabemos se isso é verdade, ou apenas um medo da protagonista. A atriz Emily VanCamp contou sobre o fim de Emily/Amanda: “Nós colaboramos no final. Investimos muito tempo no show e queríamos construir a melhor versão possível”, explica. A intérprete da vingativa personagem ainda conta sobre uma das partes mais fortes do finale: “A parte sobre o coração era estranha e queríamos deixar claro que foi uma questão psicológica de que ela não poderia deixar Victoria trás.A ideia de que Victoria vai seguí-la para o resto de sua vida é interessante. Você não quer ver Amanda acabar sem qualquer tipo de dor ou sofrimento”, analisa.
A atriz Madeleine Stowe também comenta o assunto: “Queríamos Amanda assombrada por algo. Ela nunca vai se livrar totalmente [de Victoria]. Então, eles criaram este sonho recorrente. Nós acreditamos que tudo aconteceu. Portanto, a resposta é, no primeiro esboço , nós realmente começamos a filmar e era o coração de Victoria. Nós queriamos deixar a plateia com um maior sentido de uma assombração. Porque Amanda não saberia”, conta a intérprete de Victoria.
O fim é sempre triste, mas tem horas que é um mal necessário e Revenge se foi no momento certo.