Jay Z lança serviço de streaming Tidal que promete revolucionar a música

postado em: Amanhã, eu te conto... | 0

Parece um lineup para o megafestival de música, mas a reunião mostrada no vídeo a cima nada mais é do que (mais) uma grande aposta de Jay Z. O rapper, produtor e marido de Beyoncé lança hoje seu próprio serviço de streaming de música, batizado de Tidal. Ao seu lado, o magnata boladão tem nomes de peso, como a esposa, mas também Madonna, Rihanna, Coldplay, Taylor Swift e Daft Punk.

tidal-deezer-vs-spotify
A ideia do serviço é o seguinte: todo mundo que quiser ouvir música nele tem que pagar! Não existem versões gratuitas, como acontece no Spotify ou Deezer, mas os valores variam de 9,99 a 19,99 dólares. O mais caro permite que os assinantes ouçam material com alta qualidade de som. O Tidal foi lançado no final de 2014 e adquirido pelo rapper no início desse mês de março. Agora, o produtor reúne seus amigos influentes pra um grande relançamento do serviço.

tidal-video

Mas por que será que os artistas estão embarcando tão seriamente nesse projeto? Os cantores e bandas vinham com uma insatisfação em relação aos serviços de streaming. Isso porque diziam que as empresas não repassavam valores justos aos donos das músicas e ainda possibilitavam que muita gente que não pagava ouvisse o conteúdo. Tanto que Taylor Swift, semanas antes de lançar o álbum 1989, retirou do Spotify toda sua discografia. Aparentemente, a jovem já estava de olho no app do Sr. Jay Z.

tidal-site

Além disso, artistas de grande calibre, como Madonna, vêem o projeto como algo grandioso e capaz de mudar a história da música. Será? O Tidal entra no ar em algumas horas nos EUA e traz como apresentação: “Apresentamos o primeiro serviço de música via streaming que combina a melhor qualidade de som com “Alta Fidelidade”, vídeos em “Alta Definição” e conteúdo editorial com curadoria especializada”.

tidal-video-2

Quem ganha com isso tudo? A principio, os artista claro! Que retomam o poder da indústria fonográfica, que havia sido perdido desde a invenção do MP3. Depois, os agentes e empresários que vão negociar com o serviço. E por último, os fãs, já que esse projeto faz com que os músicos voltem a ter mais controle sobre seus trabalhos, porém isso faz com que eles possam vir a cobrar o preço que acham justo – o que pode ser um valor realmente justo, no entanto, pode ser algo que pouca gente possa pagar.

jay-z-tidal