Linkedin | 5 bons usos da rede social de trabalho

postado em: Te Conto | 0

O Linkedin é uma rede social, não tão popular quanto o Facebook (já que tem 15 milhões de usuários no Brasil, contra 76 milhões da rede de Zuckerberg), mas muito importante para quem está trabalhando e quer se conectar. Na minha rede, por exemplo, tem muita gente da área de Comunicação (Marketing, Publicidade, Jornalismo), Internet, Design; pois são os mercados em que eu trabalho – ou já trabalhei.

linkedin
Pensando nisso, decidi dar dicas pra quem usa – ou tentar convencer vocês a usarem – essa rede social:

1 – Grupos de interesse profissional

Você pode acompanhar grupos com assuntos diversos e seguir aqueles que têm mais a ver com seus objetivos profissionais. Eu sigo os grupos Women’s Wear Daily e The Business of Fashion, por exemplo.

2 – Seguir as empresas e marcas que você gosta

Existem muitas companhias que têm perfil no Linkedin e são bem ativas na rede. Seguindo essas empresas é possível acompanhar novidades. Duas que são bem ativas e que eu acompanho são: L’Oréal e Spotify.

3 – Postagens sobre sua área de trabalho

Na sua timeline você não vai ver fotos de crianças, nem animais; no entanto, vai ver muitos infográficos e posts sobre pesquisas (de mercado, acadêmicas, etc.). Também acompanhe postagems sobre suas áreas de interesse, com assuntos do sites de empreendedorismo, marketing…

4 – Manter relacionamentos com pessoas do mercado em que você atua

Uma rede social não é feita só de corporações, mas também por pessoas. No Linkedin, você pode acompanhar seus contatos e ver suas postagens – que normalmente tem a ver com o trabalho deles – e ainda saber o que cada um faz. A rede avisa quando alguém altera os dados de emprego ou quando uma pessoa completa aniversário de trabalho.

5 – Buscar vagas de emprego

Procurar a vaga dos seus sonhos! Tá afim de mudar de emprego ou de área, pois no Linkedin as empresas divulgam oportunidades. Basta ir nos perfis de cada uma e ver se há vagas disponíveis. Ainda dá para fazer busca de vagas, por local, interesse, área de atuação, etc.