Livro: “Bling Ring”, parece literatura adolescente, mas não é

| 0

Muita gente acha que vai ler o livro “Bling Ring” da jornalista Nancy Jo Sales como se estivesse lendo um dos livros da série “Gossip Girl”. Engano! A obra é composta por diversas anotações, dados, entrevistas e resultados de estudos sobre os jovens americanos.
image

É um compilado sobre a sociedade e juventude norte-americana. Além disso, a autora traça um perfil dos suspeitos do caso que ficou conhecido como “Bling Ring”, no qual jovens de classe média de Los Angeles decidiram invadir e roubar casas de celebridades. As vítimas foram Lindsay Lohan, Paris Hilton, Rachel Bilson, Miranda Kerr e Orlando Bloom que tiveram roupas e acessórios de grifes, joias, dinheiro e objetos pessoais levados de suas residências pelo grupo. Todo o material que deu origem ao livro, que também virou filme, serviu, antes disso, de base pra matéria “The Suspects Wore Louboutins” publicada na Vanity Fair em 2010. Eu lembro que na época li a reportagem e fiquei espantada em como um grupo de adolescentes conseguiu organizar roubos que somavam quase 3 milhões de dólares durante os anos de 2008 e 2009, e só foram “pegos” pois um dos integrantes se entregou à polícia. Além disso, os alvos escolhidos pela “gangue” eram celebridades que os próprios jovens idolatravam.

image

Um tempo depois, Sofia Coppola decidiu filmar a história e despertou as atenções novamente pro Bling Ring. A diretora procurou a jornalista, que cedeu os direitos da história e trabalhou como consultora do longa-metragem. Contando com Emma Watson no elenco, a produção pretende mostrar uma juventude um tanto quanto perdida e sem valores e que desafia a lei e os próprios limites em busca de dinheiro e também se tornarem famosos. Já o livro fala um pouco de como a sociedade americana se tornou obcecada por celebridades, por fama e dinheiro e como os adolescentes buscam carreiras nas quais conquistem esses status em suas vidas.
image