Imagina a situação: você desce em uma estação do metrô e se depara com uma máquina de vender maquiagens. Pois é isso que a L’Oréal fez em Nova York. O sistema da “vending machine” é inteligente e capta as cores da roupa que a pessoa está usando. Dessa maneira, a máquina oferece produtos baseado na gama de tons e pergunta se você quer “combinar” ou “quebrar” (nesse caso quebrar a combinação). Com isso pode-se comprar, na própria máquina, os itens sugeridos. Prático, não?
A máquina foi um protótipo apresentado pela marca de cosméticos e ficou na estação da 42nd Street-Bryant Park, durante o período de 4 de novembro até 30 de dezembro de 2013. O mais interessante dessa iniciativa é levar os serviços ao lugar onde as pessoas estão – nesse caso no transporte público.
Outras empresas já perceberam que precisam levar os produtos até os clientes. A Uniqlo abriu uma loja pop up também em uma estação de metrô. O objetivo é oferecer os itens aos milhares de passageiros que transitam pelo transporte de Nova York.
Em outros casos, as marcas não satisfeita em terem seus pontos de venda, decidiram estar abertas 24 horas. É o caso da Kate Spade que criou vitrines interativas, nas quais as clientes podem pesquisar e comprar os produtos, mesmo se a loja estiver fechada.
Uma maneira de facilitar a vida dos consumidores são os serviços de delivery. A marca automotiva Volvo resolveu deixar a vida dos seus clientes ainda mais fácil. Enquanto você faz compras online – durante o período do expediente de trabalho, por exemplo -, uma empresa (em parceria com a Volvo) faz as entregas diretamente no seu carro. Isso mesmo!
Os clientes recebem uma mensagem antes dos pacotes serem entregues em seus carros para que o mesmo seja aceito. Se for aceito, a Volvo emite um sinal para a empresa de entrega, com a localização do carro, bem como a cor, modelo e placa do automóvel. Quando chega ao local, o entregador manda um sinal de volta – via tablet – para a Volvo, que abre o carro para que os produtos sejam entregues.
Mais uma facilidade que promete facilitar nossas compras futuras.
A Amazon lançou uma funcionalidade dentro do seu aplicativo de compras. Basta apontar seu smartphone – nesse caso o iPhone – para o produto em questão, que o app reconhece formato, cor, etc e coloca o produto já no seu “carrinho” pela conta da Amazon.
Via: Psfk, Wired, Business Week.