Vamos falar sobre Redes Sociais?

postado em: No Blog | 0

Durante um bom tempo, eu fugi das redes sociais. Digo isso da época do Orkut, que tive por seis meses (ou um pouco mais) e depois cometi orkuticídio. Achava chato e invasivo, mas como o destino é irônico, acabei indo trabalhar com as internets e as redes sociais viraram uma ferramenta, já que sou editora de um site para adolescentes, eu tenho que estar ligada em tudo o que acontece, o tempo todo…

Não trabalho como “social media” diretamente, mas uso Facebook, Twitter e Instagram como aliados fortes no meu dia a dia. Sendo assim, vejo a rede de Mark Zuckerberg como um feed e também local em que vejo o que está acontecendo com as pessoas próximas. O Twitter é mais rápido, assim posso saber quase em tempo real as notícias, bem como os memes (sim, isso faz parte do meu trabalho).

Pensando nisso, decidi diferenciar algumas dessas redes (de acordo com a minha experiência pessoal) e sinalizar qual o melhor uso podemos fazer de cada uma:

twitter

TWITTER

O microblog (apesar de ser uma descrição oficial, odeio esse nome) é onde tudo acontece super rápido. Aconteceu alguma tragédia? Alguma celebridade cometeu uma gafe ou fez um comunicado importante? Algum programa de tevê está bombando? Pode ter certeza que esses assuntos serão trend (trending topics) na rede social. As #hashtags são muito usadas nesse ambiente virtual e alguns veículos já perceberam isso e usam hashtags personalizadas pra cada tipo de coisa. É uma maneira de categorizar todas as postagens sob um mesmo assunto. Por exemplo, #BBB15 anda bombando na hora que o reality está no ar.

É bom pra: fazer piada e meme, mas também pra acompanhar perfis de notícias e de influenciadores e saber as coisas em primeira mão. Antes mesmo dos veículos noticiarem, alguns jornalistas já estão apurando as informações e falando das notícia em tempo real.

Segue lá -> @livola e @amanhaeuteconto

selfie gif

INSTAGRAM

A rede de fotos tem um função um pouco diferente para mim. Claro que adoro dar like nas imagens bonitas, mas ele serve basicamente pra saber o que os famosos andam fazendo (novamente, faz parte do meu trabalho). Bruna Marquezine postou uma foto de trabalho, Kim Kardashiann está fazendo uma campanha, Beyoncé viajou com a família, etc… Mas para o resto das pessoas serve como uma boa ferramenta para acompanhar fotos bonitas, bem produzidas e legais (claro que seguindo os perfis corretos).

É bom pra: acompanhar perfis de marcas e personalidades pra saber as úlitmas novidades. Quem tem blog pode acompanhar outros blogueiros pra ver como eles trabalham as redes sociais. Quem é fã de uma marca de roupa, por exemplo, pode ver campanhas e coleções em primeira mão. Seguir perfis de fotógrafos (profissionais ou não) serve para se ter sempre fotos bonitas na timeline. Ah, e ainda seguir amigos e familiares pra curtir as fotos e ver o que o pessoal anda fazendo.

Pras empresas é uma ótima ferramenta de branding (de construção de marca), pois a rede social é mais limitada que as outras e não permite colocar links diretos pra sites e nem que o conteúdo seja compartilhado (share e RT).

Segue lá também -> @amanhaeuteconto

facebook
FACEBOOK

Sei que para alguns, o Facebook, principalmente, é apenas uma rede social para compartilhar links (muitas vezes sem checar a fonte). Também é uma forma de se conectar com pessoas distantes e ainda um espaço para emitir sua opinião (ainda que algumas pessoas a faça de maneira preconceituosa). De uns tempos pra cá, vi uma galera querendo comentar o Facebookcídio, mas infelizmente isso não é possível para mim! Essa rede ficou cheia de polêmicas (e textões) durante as eleições e muita gente divulgou conteúdo muitas vezes equivocados. Como qualquer coisa na vida, no Facebook também, é preciso checar as fontes e dados de certas ~notícias~ e isso criar informações equivocadas.

É bom pra: seguir páginas e acompanhar notícias, manter contato com pessoas distantes e usar o messenger como forma de comunicação. Do ponto de vista profissional, muitas vezes as páginas do Facebook substituíram os sites de empresas – apesar de serem gratuitas pra criar, muitas vezes é preciso investir um $$ pra que os posts sejam vistos pelo público. (acho que vou falar de Facebook Ads em outro momento)

Curte lá -> Amanhã, eu te conto

facebook-1