Audrey Kathleen Ruston nasceu na Bélgica e ao contrário do que muita gente pensa era considerada um patinho feio antes de se tornar ícone de beleza e elegância. Mias tarde, o pai dela adicionou o sobrenome Hepburn ao nome da família. No infância, ela foi estudar em um colégio interno na Inglaterra, onde aprendeu balé, mas foi para Holanda com a mãe durante a 2ª Guerra Mundial.
Separamos oito coisas pra saber sobre a atriz que faria 85 anos, hoje, se estivesse viva.
1 – Durante a guerra, Audrey viveu com sua mãe (que era holandesa) na Holanda. Nesse período, a jovem viveu momentos de privação após a invasão dos nazistas ao país. Para não ficar longe da sua atividade favorita, o balé, ela participava de espetáculos clandestinos e levava mensagens secretas nas sapatilhas.
2 – Juntamente com a mãe, Audrey voltou para a Inglaterra, ao fim da guerra. Ela queria dar continuidade aos seus estudos de dança e entrou para prestigiada escola de dança Marie Lambert. Porém a professora a considerou muito alta e sem talento suficiente para se tornar primeira bailarina. Isso fez com que Audrey se tornasse corista e modelo para ajudar a sustentar a família.
3 – Logo o destino mudou o rumo de sua vida. Enquanto fazia pequenas aparições em filmes e documentários, Audrey foi descoberta pela escritora de teatro Collette, que a colocou como atração principal da peça Gigi. Em seguida, a atriz foi escalada como protagonista no filme “A Princesa e o Plebeu”, ao lado Gregory Peck. Por sua atuação, Audrey levou o Oscar de Melhor Atriz.
4 – Em 1954, ela casou-se com o ator Mel Ferrer e, em 1960, tiveram o primeiro filho, Sean. Audrey tentou por muitas vezes engravidar, mas sofreu diversos abortos espontâneos. Para tirar a mente da gravidez, o marido sugeriu que focasse no trabalho, nessa época eles estrelaram o filme “Guerra e Paz”.
5 – A atriz esteve em produções como “Cinderela em Paris”, “Amor na Tarde” e “A Flor que não morreu”, até integrar o elenco de “Bonequinha de Luxo”. Apesar de interpretar uma garota de programa na história, esse papel se tornou um ícone na carreira de Audrey, tanto pela interpretação quanto pelo estilo da personagem.
6 – Audrey se separou de Mel em 1968. No ano de 1969, ela se casou novamente, dessa vez com o psiquiatra italiano Andrea Dotti. O filho do casal, Luca Dotti, nasceu em 1970. Mas o casamento acabou em 1980. A atriz conheceu Robert Wolders, nas filmagens de “Muito Riso e Muito Alegria”, com quem viveu até o fim da vida.
7 – Ela se tornou Embaixadora da UNICEF, em 1987, pois se sentia em débito com a instituição que ajudou na sua sobrevivência durante o período de guerra. Audrey viajou o mundo em nome da organização.
8 – A atriz morreu em 20 de janeiro de 1993, aos 63 anos, de câncer de apêndice, que se espalhou pelo cólon. Ela foi enterrada no Cemitério Tolochenaz, no município de Tolochenaz, na região de Vaud na Suíça.
Em homenagem ao aniversário da atriz, o Google colocou um doodle (aquele desenho especial) temático com o rosto de Audrey.