De todas colaborações feitas por grandes marcas e designers com a H&M essa, para mim, foi bem inusitada. Isso por que a Maison Martin Margiela, fundada por Margiela em 1988, depois que o estilista foi assistente de Jean Paul Gaultier, faz uma espécie “metamoda”. Já que as construções da marca são apenas sobre roupas e não se estendendo para marcas, imagens e ícones. Além disso, ao contrário dos outros nomes que já fizeram parceria com a rede de fast fashion sueca, como Lagerfeld por exemplo, o Maison é um grupo uno, no qual o seu estilista fundador não se destaca dos demais integrantes, sem contar ainda que Margiela não dá entrevistas pessoalmente e nem posa para fotos, bem diferente do titio Karl. Se você quiser uma entrevista com Martin Margiela terá que fazê-la via fax. 🙂
Seguindo na contramão da moda feita hoje em dia, a MMM promove um culto a impessoalidade e suas roupas não possuem nem logo nem o nome da marca, sendo apenas identificada com números para diferenciar os modelos masculinos dos femininos.
Dessa maneira, nada mais curioso do que pensar a Maison Martin Margiela se unindo a uma grande rede como a H&M para uma parceria.
A coleção será lançada em novembro.