Passeando pelo Projac.

| 0

Eu posso fazer a blasé para muitas coisas, mas visitar o Projac não é uma delas. Eu fui assistente da Paula Acioli (Mestre em Moda e professora da FGV) em uma visita para conhecer esse lugar, onde todas as produções de entretenimento da Globo acontecem. O passeio consiste em visitar várias áreas, como fábrica dos cenários, local do acervo e figurino, estúdio de gravação e cidade cenográfica.

Começou em uma salinha, onde nosso anfitrião, o Caique, contou um pouco sobre a história do Projac e passou um vídeo institucional, depois, no mesmo prédio, vi o pessoal fazendo os cenários e objetos de cenografia.

Daí, foi a hora de ver as roupaaaaaaaaas, mais especificamente, o prédio onde são criados os figurinos e também fica o acervo de produções passadas. Fiquei encantada com a organização e em como tudo é guardado por época, data e finalidade, super organizadinho e com placas e etiquetas de identificação.

Na entrada do acervo estavam uns manequins com a figurino de personagens da novela Fina Estampa, como Pereirão, Teodora, Teresa Cristina e Crô.

Amei esses vestidos acinturados.

Depois de conhecermos os locais onde são feitas e arquivadas as roupas fomos para um dos estúdios. O estúdio visitado era da novela Avenida Brasil e em seguida visitamos a cidade cenográfica da mesma novela. O quê me impressionou foi o fato do interior de cada “casa” é montado durante a manhã, de tarde é gravada a cena e de noite desmontam-se tudo, para no dia seguinte ser feito tudo de novo. Já na cidade, a riqueza de detalhes e cuidado como as coisas são criadas é incrível. Visitamos a “rua de Copacabana da série Tapas & Beijos” e o bairro do Divino da novela Avenida Brasil. Até as sujeiras e ferrugens são milimetricamente colocadas para simular coisas velhas e/ou usadas, nos postes, placas e janelas. Vi também a gravação de uma cena no lado de fora da casa do Tufão (Avenida Brasil), mas nessa hora não pude tirar fotos.

Foi um passeio bem bacana, ainda mais para quem gosta de tevê e novelas!!