Por que fazer resoluções de ano novo?

postado em: Te Conto | 0
Muita gente faz listas imensas de resoluções para o ano que está a chegar. Algumas pessoas acreditam que a chegada em um novo ano tem a capacidade de mudar algo na vida. Já tem um pessoal por aí que acha tudo balela, papo de quem é ligado em astrologia e que um ano é apenas mais um conjunto de 365 dias (ou 366, dependendo). Mas eu lembro de ter aprendido lá nos idos 2004, em uma aula de Psicanalise, a importância dos ritos e rituais para o ser humano que vive em sociedade. Assim as comemorações de fim de ano são rituais importantes tanto para nossa sociabilização com os outros da nossa espécie, como uma maneira de encerrar um ciclo.
.
O fim de ano, com o Natal e Reveillon, serve para finalizar um ciclo e nos preparar para uma nova jornada, com novos planos e novos projetos. E quem conseguiu finalizar o que foi prometido no início de 2010, fecha o ciclo com sensação de dever cumprido. Quem não conseguiu, pode sempre jogar as coisas para o ano que vem. Assim, as resoluções de ano novo são nada mais que promessa e projetos a serem executados em um novo ciclo que vem por aí, nada tem a ver (necessariamente) com algo astral ou sobrenatural. Acho importante dividir a vida em períodos, pois assim, conseguiremos estabelecer metas e organizar melhor todas as atividades da vida. As promessas feitas em 1º de janeiro servem bastante para delinear suas ações durante os próximos meses que virão. Se você prometeu emagrecer, vale desenvolver ações para que isso ocorra, como entra na academia, fazer dieta, começar a correr. Se decide que irá viajar, vale começar a pensar e se programar para isso (como juntar dinheiro, reservar passagens, programar roteiros).
.
Dessa maneira, podemos encarar o fim de ano como finalização de um ciclo em nossas vidas e vai dizer que você não se sente realmente mais cansado quando chega dezembro e parece ter suas energias recuperadas logo no início de janeiro?  Pois seu corpo sabe que o primeiro mês do ano será mais light com menos atividades. Assim, vamos (por que não??) fazer nossas resoluções de ano novo?