Durante a adolescência, Sarah Jessica Parker era considerada um patinho feio de Hollywood. Ela começou sua carreira em musicais, anos 1970, e um de seus primeiros papéis no cinema foi no filme Footloose (1984). Na televisão a estreia dela foi um pouco antes, no seriado Square Pegs.
Nos anos 1990, Sarah fez alguns filmes de destaque como L.A. Story, Abracadabra, Ed Wood e Marte ataca!. Mas ela não tinha papéis de muito destaque, como viria mais tarde.
No final da década, a atriz ganhou seu papel que mudaria o rumo da sua carreira, nascia Carrie Bradshaw. A série de tevê, baseada no livro Sex and the City de Candice Bushnell. Se alguém ainda não sabe a história, são quatro amigas que vivem em Manhattan e buscam amor e sexo na cidade que nunca dorme. O seriado foi criado por Darren Star, que já nos presenteou com Beverly Hills 90210, e produzido Michael Patrick King. A personagem de Sarah Jessica Parker foi transformada em ícone de moda, por causa do seu gosto por roupas e amor por sapatos, especialmente, os da marca Manolo Blahnik. Tudo com ajuda da figurinista Patricia Field que transformou quatro personagens de um programa de televisão em ídolos de estilo, e até comportamento.
A série que durou seis temporadas e junto com as atrizes Kristin Davis, Kim Cattrall e Cynthia Nixon foi um sucesso durante os seis anos. O programa voltou em formato de filme um em 2008 e outro 2010. Depois disso a vida de SJP nunca mais foi a mesma e ela é considerada uma das atrizes mais fashionistas do momento.
Atualmente a atriz mora em Nova York, com o marido, o ator Matthew Broderick e três filhos: James Wilkie Broderick e as gêmeas Marion Loretta Elwell e Tabitha Hodge.