September Issue: por que as edições de setembro das revistas são importantes para o mundo da moda?

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Todos os anos em meados de julho começa o buzz sobre as tais edições de setembro das revistas de moda. Muito se fala sobre essas publicações, e pouco se explica sobre a importância delas. De acordo com alguns jornalistas do universo fashion, essas edições são o segundo maior momento da moda durante o ano, perdendo somente para as Fashion Weeks, principalmente por causa dos lucros que geram.

As estrelas da capa

Para as edições internacionais de 2013, já estão escalados nomes de peso da indústria do entretenimento. Jennifer Lawrence ganha a primeira capa para Vogue US, com cliques de Mario Testino. Kate Upton, a nova queridinha dos fashionistas, estará na Elle, e Katy Perry na versão britânica. Blake Lively estampa a Lucky Magazine, Zooey Deschanel aparece na Marie Claire e Jennifer Aniston posa para Glamour. Na Vogue Japão, quem aparece é Cara Delevingne. No Brasil, as publicações preferem manter segredo até o momento do lançamento.

Maior faturamento

Essas revistas são tão importantes que ganharam um documentário especial “The September Issue”, em 2009, com os bastidores da Vogue americana. No filme, é apresentado todo o processo de produção até o momento de veiculação da revista e conta com a participação da temida editora Anna Wintour. Tudo nessa edição é maxi; a quantidade de páginas pode chegar até mil, por conta dos inúmeros anunciantes da temporada. Além disso, com a proximidade das festas de fim de ano, as campanhas publicitárias estampadas nas publicações buscam novos consumidores para seus produtos e lançamentos.

Aumento no número de vendas

Para aqueles que creem no fim dos veículos impressos, as revistas de moda batem a cada ano recorde de vendas e anúncios em seus números de setembro. Isso sem contar que o interesse dos leitores por essa edição específica também cresceu. A editora-chefe da Glamour americana, Cindi Leive, explica: “a leitora da revista entende que a edição de setembro é algo importante. O fato das pessoas me mandarem tweets perguntando ‘Quem vai ser a capa?’. Esse tipo de curiosidade não existia há cinco anos atrás”, afirma ao site Fashionista.

Matéria originalmente publicada por Livia Jácome para o site Puretrend.