A maquiagem da noite é “mais fácil”, no sentido de que não tem tantos limites quanto a maquiagem do dia. Pode abusar das cores fortes, brilhos, delineador, cílios enormes, tudo para deixar os olhos bem destacados.
Primer: É o queridinho dos maquiadores! Ele deve ser aplicado ANTES de qualquer outro produto de maquiagem. A função dele é tirar a oleosidade da pele, o que ajuda a fazer com a maquiagem tenha maior durabilidade. E mais, ele ainda dá uma esticadinha na pele ajudando a dar uma suavizada nas ruguinhas (Plástica express, jóia né?). Aplica-se da mesma forma que a base, pode ser com os dedinhos ou com um pincel. Se quiser dar uma caprichada naquela linha de expressão ou naquela ruguinha, fique a vontade.
Base: Aplique gotinhas da base na testa, laterais do nariz e da boca, queixo e maçãs do rosto (pode ser com os dedos mesmo). Depois espalhe com o pincel ou com uma esponjinha. Mas espalhe bem, hein! Se você tem a pele seca, cuidado para não exagerar na quantidade. Pois depois de secar, a base pode criar pequenas rachaduras e marcar no rosto (a dica também vale para quem tem rugas).
Corretivo: Depois da base, aplique o corretivo nas olheiras, manchas e espinhas.
Pó: A função do pó é tirar o excesso de brilho e uniformizar a pele. Meninas, é muito importante não exagerar na quantidade de pó, porque senão você pode ficar com cara de máscara de porcelana. Aplique o pó bem de leve com a esponjinha ou com aquele pincel bem gordão. As áreas que possuem mais oleosidade são: testa, laterais do nariz, nariz, queixo e pálpebras.
Sombra: Opa! Chegou a parte mais difícil da maquiagem. É a sombra que vai fazer toda a diferença na makeup! Aqui, a regra número um é: cores escuras diminuem os olhos e as cores claras aumentam. Então, tenha em mente qual o efeito que você quer dar a sua maquiagem antes de escolher as cores. Ah, outra regra muito comentada por maquiadores renomados é: não combinar a cor da roupa com a cor da sombra, mas aqui você tem usar o bom senso. Se eu uso um vestido “rosa chiclete” eu não vou usar sombra rosa, batom rosa, blush rosa. Porém, se eu estou com um vestido preto, nada contra fazer um olho preto (só vai ficar meio dark, mas tem como mesclar algumas cores). A sombra deve ser aplicada com pincel, vamos ao passo a passo:
1- Esfregue o pincel na sombra, ele deve estar na posição inclinada;
2- Tire o excesso batendo levemente o pincel na borda da caixinha da sombra, isso evita que esse excesso caia no seu rosto;
3- Aplique a sombra na pálpebra. Comece da raiz dos cílios e vá até o côncavo. Para aplicar a sombra dê batidinhas leves com o pincel sobre a pálpebra e depois esfregue o pincel para espalhar;
4- Depois de aplicada e sem pegar mais sombra, esfume o côncavo. Para fazer esse efeito o pincel deve estar em pé e você deve repetir o movimento várias vezes: posicione o pincel no côncavo, leve para frente e para trás. Pode ser usada outra cor para esfumar o côncavo.
5- Mesmo tirando o excesso de sombra antes de aplicar, é comum que caia um pouco no seu rosto. NEM PENSAR em tentar tirar com os dedos, vai borrar. Utilize o pincel próprio para remover o excesso ou então passe mais um pouquinho de pó.
Após passar a sombra, aplique um pouco de sombra perolada bem rente ao “rabinho” da sobrancelha. Isso dá uma iluminada e destaca mais a sombra aplicada nos olhos.
Delineador: Muitas meninas têm pavor do delineador. Mas juro que ele não é um bicho de sete cabeças. Assim como andar de bicicleta, o delineador precisa apenas de treino. Quando comecei a me aventurar no mundo da maquiagem, meu traço ficava um desastre. Mas, foi melhorando com o tempo. Para meninas iniciantes no maravilhoso mundo do delineador eu aconselho o Lápis Delineador, porque ele tem a ponta mais durinha e não borra com tanta facilidade, pois ele não é líquido. Bom, o importante do delineador é que ele deve ser aplicado depois da sombra.
Rímel: Cílios bonitos dão um efeito muito marcante para os olhos. Como a sombra para a noite é bem mais pesada e com cores mais escuras, fica mais difícil destacar os cílios. Por isso garotas, vamos abusar do rímel para a maquiagem da noite: camadas e mais camadas. Quem tem intimidade com o curvex, também pode usar a abusar. Utilizar o curvex entre uma aplicação e outra do rímel é uma boa dica! Ahhh, cuidado para não borrar. Depois de tantas camadas o rímel demora mais um tiquinho para secar e se você der uma piscadela, pronto! Vai manchar em cima e em baixo (Isso sempre acontece comigo). Então, depois de aplicar o rímel fique um tempinho olhando para baixo. Eu também coloco um pedaço de papel higiênico na pálpebra de baixo e pisco um pouco para tirar o excesso.
Blush: Para a noite prefira tons mais escuros. Na verdade, todas as cores estão liberadas, mas as mais usadas são: dourado, cobre, tons de marrom com brilho. Depois de aplicar o blush, passe uma pitadinha no nariz, no queixo e na testa.
Sobrancelha: Geralmente a sobrancelha é a parte mais esquecida, coitadinha! Mas, de nada adianta fazer um olho deslumbrante se a sobrancelha está apagadinha. Principalmente as meninas que tem sobrancelhas finas e clarinhas. Corrigi-las e completá-las é FUN-DA-MEN-TAL. Por isso: maquiagem nelas!! Lembram da dica de maquiagem para o dia: lápis de olho ou sombra marrom (escura e opaca) e rímel incolor para fixar. Gente, a sombra preta aqui não é muito aconselhada porque deixa muito pesado (Tipo uma taturana preta, sabe? Ninguém merece). Se você tiver uma big festa, vale apostar na sobrancelha de henna, fica lindo. Mas, faça com alguém de sua confiança.
Batom/Gloss: Essa parte é fácil, né meninas? Aqui, tudo está liberado: vermelhos, violetas, rosa shock…A noite é bom usar cores mais fortes. Mas, dependendo da intenção da sua maquiagem, rosas clarinhos e até mesmo o gloss também ficam legais. Aplicar com pincel próprio para lábios faz diferença, viu? Os contornos dos lábios ficam mais marcados.
Iluminador: O iluminador é mágico e da um ar de celebridade para a cútis (Interessante né?), é o “grand finale” e deve ser aplicado depois de finalizada TODA a maquiagem. A função desse produto é chamar atenção para determinadas partes do rosto. Eu indico o iluminador em pó, porque é mais fácil de usar (particularmente, eu não me dou muito bem com maquiagens cremosas). Ele pode ser aplicado com a ponta dos dedos ou com pincel de blush. A grande questão é onde aplicar. Geralmente usa-se o iluminador acima das têmporas (naquele ossinho que fica em cima da bochecha), no queixo, na testa, no “V” dos lábios, em baixo do “rabinho” da sobrancelha. Algumas pessoas também gostam de aplicar nos cantinhos do nariz e no canto interno dos olhos. Ah, dica importantíssima: Nunquinha aplique o iluminador em locais que você deseja disfarçar, ok? E cuidado para não exagerar na quantidade, senão vai virar um holofote ambulante.
Por fim, é bom lembrá-las que, independente de ser dia ou noite, é muito fundamental que a pele esteja preparada para receber a maquiagem. Então, o primeiro passo da maquiagem é lavar o rosto e em seguida tonificá-lo. Para o dia o protetor solar também é indispensável. E meninas, mais do que certo ou errado, poder e não poder, o importante é ter bom senso sempre.
Ufaaaa, quanta informação! Mas, hoje ficamos por aqui…Foi um prazer escrever para vocês e espero que eu tenho ajudado e que vocês tenham gostado. Até a próxima.
Beijos, *LiS*