Lupita Nyong’o nasceu no México durante o período em seu pai lecionou no país. Sua família é bem influente no Quênia, o pai Peter foi ministro e senador e a prima, Isis Nyong’o, eleita a mulher africana mais influente, pela revista Forbes, em 2012. Logo após se formar em Cinema e Teatro na Hampshire College, nos Estados Unidos, a bela trabalhou como equipe de produção para vários filmes, incluindo o “Jardineiro Fiel”, do diretor brasileiro Fernando Meirelles.
Como atriz, ela estreou no curta-metragem, de 2008, “East River”, dirigido por Marc Grey. Além disso, a carreira de Lupita no cinema foi mais além no ano de 2009, ela escreveu, dirigiu, produziu o documentário “In My Genes”, sobre a população albina do Quênia. Mas o debut oficial como atriz veio no filme “12 Anos de Escravidão”, dirigido por Steve McQueen, e o papel lhe rendeu diversas indicações como atriz coadjuvante.
No Globo de Ouro, ela perdeu a estatueta para Jennifer Lawrence, mas com certeza ganhou no quesito produção de red carpet. Para a premiação que elege o melhor da televisão e do cinema, Lupita escolheu um look Ralph Lauren, na cor vermelha, e composto por capa.
Quando a vi no tapete vermelho do Globo de Ouro, bati o olho nela e achei incrível a beleza e estilo da atriz. Pesquisando mais, descobri que ela já chamou a atenção de muitas outras pessoas, principalmente o universo da moda. Ela é uma das estrelas da campanha de primavera/verão 2014 da Miu Miu.
A revista Dazed & Confused também percebeu o potencial da moça e colocou Lupita na capa de sua edição mais recente e fez um editorial todo colorido com a atriz.